Produção

HERDADE DA FONTE COBERTA


Desde as primeiras plantações vitícolas têm sido feitos investimentos nas vinhas, com completo e eficiente equipamento de rega gota a gota, e numa moderna adega, com uma área coberta de, cerca de, 4000m2, dotada da mais avançada tecnologia construída em plena harmonia com a plantação de vinha e toda a área envolvente.
A vinificação decorre na adega localizada no centro da vinha, garantindo frescura e qualidade aos cerca de 400.000 litros de vinho branco e 1.600.000 litros de vinho tinto referentes à produção média anual prevista, quando em plena produção.
Com objetivo de preservar caraterísticas das uvas da produção, e protegendo assim a sua qualidade, devido às elevadas temperaturas, a vindima é realizada pela madrugada/manhã e ao entardecer, nos meses de Agosto e Setembro.
A vindima é, essencialmente, mecânica, com exceção das castas destinadas à produção de vinhos de qualidade superior, cuja apanha decorre de forma manual, recorrendo a mão-de-obra especializada.
A área total das instalações é distribuída entre a zona administrativa, centro de vinificação, cave de envelhecimento, zona de engarrafamento, zona de armazenagem e laboratório.

ouro-monte-producao

Vindima Manual

A vindima das castas destinadas à produção de vinhos de qualidade superior decorre de forma manual, recorrendo a mão-de-obra especializada.


O centro de vinificação dispõe de 110 depósitos e cubas com diferentes tecnologias de fermentação: verticais sem pisa mecânica, troncocónicas e lagares com pisa mecânica.
A zona de engarrafamento é constituída por uma linha de engarrafamento de garrafas e uma linha de enchimento de Bag-in-box, automatizadas e com capacidades e características que permitem responder adequadamente às solicitações dos diferentes mercados em termos de qualidade, diversidade e quantidade de produtos.
A cave de envelhecimento, com temperatura entre os 12 e os 16ºC e humidade controladas, é o espaço especialmente destinado ao estágio de vinhos de qualidade superior em barricas de carvalho Francês e Americano e em garrafas. Um local privilegiado para repouso e descanso de vinhos com designativo de qualidade superior Grande Escolha, Grande Reserva, Reserva e Colheita Selecionada, antes de serem colocados no mercado.
No laboratório é efetuado o controlo dos parâmetros físico-químicos das uvas e vinhos ao longo da sua evolução, garantindo a qualidade e salubridade dos vinhos.